Avaliação de desempenho como pilar da gestão organizacional
- Simone F. Silva
- 14 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de mar. de 2024
Avaliação de desempenho é uma ferramenta de Gestão Organizacional. Trata-se de um processo sistemático e contínuo, onde são analisados e mensurados os resultados e comportamentos dos colaboradores em relação às metas e objetivos estabelecidos.
A avaliação de desempenho traz inúmeras vantagens tanto para os colaboradores quanto para a organização como um todo. Listamos abaixo algumas delas.
• Auxilia na tomada de decisões;
• Reduz o Turnover;
• Identifica talentos internos, direciona ações de treinamento e desenvolvimento;
• Orienta o colaborador no alinhamento de suas metas e objetivos com os da empresa;
• Promove ajustes no desenvolvimento estratégico;
• Apresenta ferramenta de concessão de aumentos salariais.
Existem diversos tipos de avaliação de desempenho, que variam de acordo com as necessidades e características da empresa. Confira abaixo.
Autoavaliação: o profissional avalia o próprio desempenho, permitindo listar seus pontos fortes e pontos de melhorias;
Avaliação 90 graus: o setor de Recursos Humanos apoia o gestor na definição das competências que serão avaliadas;
Avaliação 180 graus: o colaborador faz uma autoavaliação e o gestor direto o avalia conforme sua performance ao longo de um determinado período;
Avaliação 360 graus: envolve a coleta de feedback de diferentes pessoas, como superiores, pares e subordinados, permitindo resultados de pontos de vista de diversos ângulos;
Avaliação por Competências: analisa o desempenho do colaborador, baseando-se nas competências técnicas, comportamentais e gerenciais. Um dos principais benefícios deste tipo de Avaliação, permite um acompanhamento próximo das competências, contribuindo diretamente para o Fit Cultural (alinhamento do colaborador com a Cultura e Missão da empresa).
O período de aplicação da avaliação de desempenho pode variar de acordo com a empresa, sendo comum a prática de avaliações anuais.
Avaliar o desempenho dos colaboradores é um processo estratégico e fundamental para o crescimento e desenvolvimento das organizações. Por meio da avaliação de desempenho, é possível identificar pontos de melhoria, reconhecer talentos, alinhar objetivos e promover a evolução contínua dos colaboradores. Portanto, é importante que as empresas adotem essa prática e aperfeiçoem seus processos de avaliação, garantindo que sejam justos, transparentes e promovam um ambiente de trabalho cada vez mais produtivo e motivador para todos.
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